segunda-feira, 31 de agosto de 2009

11 semanas


Os fetos estarão com medidas médias de 44 a 60mm e pesando em torno de 8g. Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. A pele é ainda transparente, pelo que são visíveis muitos dos vasos sanguíneos. Alguns ossos começam a endurecer. Aumentam os vasos da placenta e com isso a capacidade de nutrir o feto. O intestino já realiza movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais).
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram e, em breve, poderá começar a abrir e fechar os punhos. Já se ocupa a dar pontapés e a esticar as pernas e os seus minúsculos movimentos são tão fluidos que parece estar a dançar ballet aquático.
Estes movimentos vão aumentando à medida que o corpo cresce e se torna mais desenvolvido e funcional. Quando o diafragma do bebé se desenvolver, é possível que também comece a ter soluços. Como ainda é tão pequeno, só daqui a cerca de um mês começará a sentir todos estes exercícios aquáticos ou agitações intra-uterinas.
Através da ultra-sonografia é possível medir a translucência nucal e verificar a presença do osso nasal, exames que podem indicar o diagnóstico de Síndrome de Down. Este exame pode ser feito entre a 10ª e 13ª semana.
Nesta semana também é possível descobrir o sexo dos bebês através da ultrassonografia, a probabilidade de acerto é de 80%, pois não é visualizado a genital e sim o ângulo que o broto genital forma com a coluna vertebral. É importante procurar por médicos que tenham especialidade em Medicina Fetal, eles terão olhos mais treinados para saciar a sua ansiedade.
A mulher grávida pode sentir mais calor neste período, pois há o aumento do volume sanguíneo. O cabelo e as unhas podem crescer mais rápido, os cabelos ficam com textura mais grossa e as unhas mais resistentes. Cuide da alimentação, faça uma dieta rica em verdura, frutas, legumes e grãos. Beba muita água e acrescenta o leite nos lanches.

domingo, 30 de agosto de 2009

Já não consigo pensar direito...

Estamos quase a chegar às 11 semanas, é já amanhã! :)
A verdade é que eu acho que a minha barriga diminuiu. Ou pelo menos de manhã. Quando acordo pouco ou nada se nota e só ao final do dia ela parece maior. Pensei que com 11 semanas e grávida de gémeos já era para ter uma barriga que se parecesse com uns 4 ou 5 meses. lol
Isto faz pensar em tanta coisa que fico louca e depois como estou em casa de baixa tenho todo o tempo do mundo para pensar, ler, pesquisar... e claro, nem sempre o que encontramos é agradável e depois o que é que vem? Mais ANSIEDADE! Eu não queria estar assim, queria curtir a minha gravidez sem preocupações... mas não consigo...
Vou contar uma história engraçada que se passou no dia 28 com o meu excelente médico de família (não estou a ser irónica, gosto mesmo dele, acho que é mesmo um bom médico e além de ter de ser seguida no hospital continuo a fazer questão de ir ao centro de saúde)~:
Eu - "Dr. a minha barriga não está maior, não cresce!" (isto com um ar de preocupadissima e talvez de louca (interpretação talvez do médico))
Dr - "Oh rapariga, então mas querias o quê? Ainda nem tens 11 semanas!" (rindo-se)
Eu - "Oh Dr., mas são gémeos..."
Dr - "Mesmo assim, não vês que ainda são muito pequeninos? A maior parte das grávidas não tem barriga nenhuma até às 12 semanas e às vezes até mais tarde. Porque é que achas que só começamos a medir o fundo uterino depois das 12 semanas? Vai lá e não penses nessas coisas, a barriga tem tempo de crescer..."

Depois uma pessoa sai com a sensação de ser um bocado exagerada, louca, etc...
Enfim, histórias de algumas grávidas...
Beijinhos para vocês!!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Está grávida de 10 semanas e um dia – já só faltam 209 dias!


"Às 10 semanas as mãos do bebé juntam-se agora sobre o coração.
O seu bebé já não é um embrião! Embora não tenha sequer o tamanho de uma ameixa — tem cerca de 3 cm, da cabeça até ao rabinho – e pese pouco mais de 5 gramas, já terminou a parte mais crítica do seu desenvolvimento. É o início do chamado período fetal, em que os tecidos e os órgãos do corpo crescem e amadurecem rapidamente. Os órgãos vitais – fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões – estão agora formados e começam a funcionar, embora prossigam o seu desenvolvimento ao longo de toda a gravidez. O fígado continua a produzir glóbulos sanguíneos e o saco vitelino, que fornecia anteriormente estas células, deixou de ser necessário e começa a desaparecer.
Durante as próximas três semanas, o comprimento do bebé irá passar para mais do dobro, para cerca de 7 centímetros. A cabeça é agora mais pequena em termos proporcionais do que há umas semanas atrás, mas continua a corresponder a metade do comprimento de todo corpo. A testa está temporariamente saliente devido ao cérebro em desenvolvimento e surge bem assente no topo da cabeça; mais tarde, irá recuar e conceder ao bebé um aspecto mais humano. A cada dia que passa, mais pequeníssimos detalhes começam a aparecer – incluindo minúsculas unhas nos dedos das mãos e dos pés e uma penugem tipo pêssego. Os dedos estão agora completamente separados; os braços flectem no cotovelo e encurvam-se ligeiramente; as mãos flectem na zona do pulso e juntam-se sobre o coração; as pernas estão a ficar mais longas; e os pés podem ser suficientemente compridos para se reunirem à frente do corpo. O bebé está plenamente ocupado a engolir líquido amniótico e a esticar as pernas.
Se pudesse espreitar o bebé esta semana, veria claramente o contorno da coluna vertebral através da finíssima pele. Os nervos espinais começam a distender-se e a separar-se da espinal medula."
Hoje a mamã até não se sentiu muito mal disposta, mas sente-se muito muito cansada... Não fez a sesta da tarde, devia ter feito. Esperemos que vá comer qualquer coisa e que vá cedinho para a cama! Que agora é o que nós precisamos - comer e dormir!
Beijinhos pequeninos como nós

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mais fotos dos meus bebés!!









Foi tão bonito aquilo que vimos na ecografia de ontem... nem há palavras... nunca pensei que se conseguisse ver tanto, até o cérebro dos nossos pequeninos nós conseguimos ver, os cordões umbilicais e a passagem de sangue por eles, um verdadeiro milagre da natureza!
Cada um já tem 2,7cm, estão enormes (lol). Deixo-vos aqui algumas fotos dos meus tesouros.

Um beijinho grande

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A primeira foto que vos deixo da minha barriguinha!


Estamos com 9 semanas e 2 dias. Amanhã a mãe vai tirar-nos mais uma foto (a nós, não à barriguinha). Depois vimos mostrar-vos como já estamos crescidos!

Um beijinho grande

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Inicie um ritual para estabelecer um elo com o bebé


"Pense diariamente no bebé e no tipo de mãe que quer ser.
Diane Sanford, psicóloga clínica especializada na adaptação na gravidez e após o parto, incentiva as mulheres a dedicar dois períodos de 5 a 10 minutos por dia a pensar no bebé.
Logo ao acordar e antes de ir dormir funciona bem para muitas grávidas. Durante estes períodos, sente-se descontraidamente e pouse suavemente as mãos sobre a barriga. Concentre-se na sua respiração e depois comece a pensar no bebé (as suas esperanças e sonhos, as suas intenções como mãe, etc.). É uma óptima forma de iniciar o processo de criação do elo com o bebé e ajuda a pensar no tipo de mãe que pretende ser."

Está grávida de 9 semanas - já só faltam 217 dias!


"Os olhos do bebé estão agora cobertos com as pálpebras.
O bebé tem agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. Começa agora também a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento.
As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas – só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebé consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos."


"A mãe pode ter muito enjôo e começa a salivar muito, na gravidez múltipla o enjôo é mais intenso e prolongado. Os seios estão bem maiores, precisando de hidratação (nunca nos mamilos). Use sutiã que dê suporte aos seios sem apertá-los e procure por roupas de gestantes ou vestidos soltinhos."



Dicas para aliviar os Enjôos na gravidez de gêmeos ou múltiplos

"Pesquisas mostram que os enjôos na gravidez comum oscilam entre a 9ª e 12ª semana de gestação, ou seja, normalmente duram até o terceiro mês. Mas na gravidez de múltiplos os enjôos são mais intensos e por um período mais prolongado.
Os enjôos são provocados principalmente pela produção do hormônio HCG. A gravidez múltipla possui níveis de produção de HCG mais elevado, sendo praticamente inevitável a presença do enjôo.
É uma sensação super desagradável, você está com fome e senti enjôo, come e senti enjôo, bebe água e o enjôo permanece. Algumas grávidas sentem apenas a ânsia de vomito, outras vomitam mesmo, seja o alimento ou apenas um líquido estomacal. Algumas vezes o enjôo vem acompanhado de pressão baixa, cansaço, dores de cabeça ou azia.
A presença de um gosto horrível na boca também é comum, o que deixa a água com gosto insuportável, se isto acontecer, pode recorrer às gotinhas de limão na água. Se a boca encher de saliva, não hesite em discretamente cuspir, pois se engolir a ânsia será maior.
Pela manhã é o período mais crítico para o enjôo, você nem levanta da cama e está procurando o saquinho, que é um grande companheiro neste momento super desagradável. Para evitar o enjôo ao acordar, é indicado comer um biscoito tipo cream cracker antes de escovar os dentes.
É mito dizer que se o enjôo passar do terceiro mês, sentirá enjôo até o final da gestação. São raros os casos que o enjôo acompanha a gestação toda. Senti enjôo até a 17ª semana, teve até o dia da despedida, na qual parei no hospital para tomar soro, pois já estava me sentindo fraca de tanto vomitar. No dia seguinte acordei sem ânsia, nem procurei pelo velho companheiro saquinho, passei o dia bem disposta, mas com receio e para minha surpresa o enjôo não voltou mais.
Resiste o máximo que puder aos remédios para enjôo. Muitas gestantes recorrem ao Dramim, Plasil ou Meclim, mas o efeito destes remédios é temporário e causam muita sonolência. O ideal é passar longe dos remédios, salvo se indicado pelo seu médico.
Dicas para diminuir o enjôo:
* Se alimente em quantidades menores e mais vezes (intervalo máximo de 2horas);
* Evite os alimentos com temperos fortes e comida gordurosa;
* Se não conseguir beber água, coloque algumas gotas de limão (infalível);
* Tome bastante líquido;
* Dê preferência a frutas mais azedinhas tipo uva Itália, morango, kiwi, laranja;
* Os alimentos gelados provocam menos ânsia, mas cuidado com o excesso de sorvetes, chupar gelo está liberado;
* Cuidado ao dirigir, não duvide do enjôo. Se sentir que vai enjoar, estacione o carro em lugar seguro;
* Evite deitar logo após a refeição."

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hoje vi os meus piolhos outra vez!

Olá! Hoje foi dia de consulta e tive a oportunidade de ver os piolhitos de novo. Estão com o tamanho certo para o tempo que têm e os coraçõezinhos batem vigorasamente. O paizão foi a primeira vez que os viu "ao vivo" e ouviu. Ficou emocionado. É ele que me tem dado muita força e que me tem chamado à razão quando começo com aqueles pensamentos disparatados.

De resto mantenho todos os sintomas, alguns mais acentuados. Não consigo controlar a fome de maneira nenhuma. Tento substituir alimentos que engordam mais por fruta e cereais integrais, mas mesmo assim não tem ajudado muito. Já engordei um pouquinho. Já tenho barriga, mais parece de gorda, mas tenho. LOL

Até agora está tudo bem. Peço muito a Deus que me ajude, que eu tenho feito de tudo para que da minha parte só espere coisas boas...

Um beijinho grande

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

E já temos 8 semanas, 2 mesinhos...


Está grávida de 8 semanas – já só faltam 224 dias!
O bebé já consegue dobrar os cotovelos e os joelhos.

"O bebé tem agora cerca de 2 cm de comprimento, mais ou menos o tamanho de um feijão. Movimenta-se e muda de posição constantemente, embora estas agitações no útero só daqui a várias semanas sejam perceptíveis para si. A cauda embriónica está a desaparecer e as pálpebras já praticamente cobrem os olhos. Continua a apresentar ligeiras membranas, mas os dedos das mãos e dos pés estão a ficar mais compridos. Os braços também são mais longos e as mãos flectem agora ao nível do pulso.

As articulações dos joelhos e dos cotovelos já estão formadas, pelo que consegue dobrá-los, e os pés já poderão ser suficientemente compridos para se juntarem à frente do corpo. Com o tronco direito, a cabeça fica mais erecta. Os canais respiratórios estendem-se da garganta até às ramificações dos pulmões em desenvolvimento. As células nervosas do cérebro começam também a ramificar-se para se interligarem, formando os caminhos neurais primitivos. Por mais que sonhe acordada com o sexo do seu bebé, os genitais externos ainda não se desenvolveram o suficiente para revelar se será um rapaz ou uma rapariga."

Agora que chegámos às 8 semanas a mamã já tem barriguinha e não é pequenina. Ontem numa loja vimos uma senhora grávida de 5 meses que tinha a barriga mais pequena ou igual à da mãe... ehehe também somos dois!! Os enjoos agora estão mais fortes e hoje a mamã tinha bebido um pacotinho de leite com chocolate mas nós não gostámos e pronto... Aproveitámos a altura em que ela estava a lavar os dentinhos...
E a fome? Nós temos tido tanta fome que a mamã come quase de hora a hora... Temos de crescer! Assim que a mamã possa ela põe aqui uma foto a mostrar a barriguinha!

Um beijinho grande a todos aqueles que nos acompanham nesta nossa linda caminhada...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

E ontem (segundo os médicos) chegamos às 7sem!!


Está grávida de 7 semanas – já só faltam 231 dias!


"O bebé tem uma ligeira membrana entre os dedos das mãos e dos pés.
Agora com cerca de um centímetro – mais ou menos o tamanho de uma framboesa – o bebé já tem as articulações dos cotovelos e, ainda com membranas, os dedos das mãos e dos pés já se distinguem claramente. No interior da cabeça, ainda muito grande, os dois hemisférios cerebrais estão em desenvolvimento. Estão a formar-se os dentes e o interior da boca e os ouvidos continuam a desenvolver-se. As pregas das pálpebras cobrem parcialmente os minúsculos olhinhos e começa a nascer a ponta do nariz que lhe dará tanto gosto apertar um dia mais tarde. A pele é fina como o papel e as veias são claramente visíveis.
O seu pequenino tem também já apêndice e pâncreas, os quais irão mais tarde produzir a hormona insulina que ajuda a digestão. O fígado está ocupado a produzir glóbulos vermelhos e uma das voltas dos intestinos em crescimento está a transformar-se no seu cordão umbilical, que apresenta agora nítidos vasos sanguíneos que levam e trazem oxigénio e nutrientes para o seu corpinho. O bebé ainda parece possuir uma pequena cauda (na verdade, é uma extensão do cóccix), mas que desaparecerá nas próximas semanas.
Ainda não consegue senti-lo a mexer, mas o seu pequeno feijãozinho saltitante movimenta-se com grande rapidez e agitação no seu meio aquático."

sábado, 1 de agosto de 2009

Apresento-vos os meus piolhos


Pois é, na quinta-feira, dia 30 fui tirar a primeira fotografia aos piolhinhos. Estava com tanto receio, mas ali estavam eles com os seus coraçõezinhos a bater e quase sincronizados.
Mas o dia esteve cheio de animação... O marido que não tinha ido à primeira, tinha ficado de vir a esta quando me liga duas horas antes a dizer que não podia sair do navio porque estavam de quarentena por provável infecção por gripe A. É longa a história... Lá fui com a minha mãe e com os meus sogros. Foi a minha mãe que entrou e por um lado, até gostei que tivesse sido ela... A cara de felicidade e espanto da minha mãe era digna de ser filmada, mas fico com essa recordação para sempre. Obrigado mãe por estares lá comigo!!
Claro, que como o marido não foi, e não só, pedi para gravarem a eco. Sim senhora, aqui tem o dvd... Quando estava a sair da clinica, já o marido estava lá à porta... Afinal, não era gripe A coisa nenhuma... :/
Quando chegamos a casa para ir mostrar a eco ao marido e aos sogros... esquece... o dvd não dá nem em pc, nem em leitor de dvd, nem em lado nenhum... grrrr, que raiva... ficaram só as fotos...
Agora falando dos piolhos... Têm os dois o mesmo tamanho: 6,4mm e um tinha 127bpm e outro 128bpm. Acertado tempo de gestação para 6 semanas e 3 dias... Para mim estava de 6 semanas e 6 dias... Não importa. À parte disso, foi me visto dois quistos enormes no ovário esquerdo em função de hiperestimulação ovárica. E as dores que eu tinha ao início seriam muito provavelmente daí... Enfim... agora continuação do repouso... Próxima ecografia no dia 20 de agosto. Espero que os bebés estejam mais grandinhos e que os quistos mais pequeninos!!
Beijinhos e até à próxima