segunda-feira, 28 de setembro de 2009

15 semanas!!


"Rapaz ou rapariga? Agora já se pode ver.
Com cerca de 10 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, o bebé pesa agora cerca de 70 gramas. Passa o seu tempo a inspirar e expirar líquido amniótico, o que ajuda ao desenvolvimento dos alvéolos dos pulmões. As pernas estão agora a ficar mais compridas do que os braços e o bebé consegue mexer todas as articulações e membros. Isto significa que as mãos são também mais funcionais. Começam a aparecer as glândulas sudoríparas e, embora as pálpebras continuem bem fechadas, já consegue aperceber-se da luz. Se apontar uma lanterna para a barriga, é provável que se desvie do foco de luz.
Se tiver uma ecografia marcada para as próximas semanas (a maioria das mulheres faz uma ecografia entre as 16 e as 20 semanas), poderá eventualmente já saber se é um rapaz ou uma rapariga! Mas não fique desiludida se tudo continuar um mistério. A determinação do sexo depende da nitidez da imagem e da posição do bebé durante a ecografia; pode estar enrolado ou virado de tal forma que não lhe permita sair do suspense.
Começam agora também a formar-se as papilas gustativas e um estudo realizado no Monell Chemical Senses Center, em Filadélfia, sugere que poderá ser capaz de sentir o sabor dos alimentos ingeridos pela mãe. Investigadores determinaram que os sabores dos alimentos tomados por mulheres grávidas alcançam o líquido amniótico.
Além disso, concluíram que a ingestão de alimentos saudáveis durante a gravidez poderá ajudar o bebé a desenvolver uma preferência por esses alimentos, possivelmente para toda a vida."

A mãe já nos vai sentindo, não sempre a toda a hora, só quando estamos um pouco mais endiabrados e os nossos golpes mais fortes :)

Achamos que esta fase é mais engraçada para a mãe sentir enjoos e vomitar... ainda ontem à noite não gostámos nada da sopa e obrigámos a mãe a deitá-la todinha cá para fora... Acho que depois ficámos um pouquinho arrependidos porque a mãe ficou mesmo muito aflita, tanto assim foi que quando a mãe nos foi escutar tentámo-nos esconder, mas a mãe apanhou-nos... Apanha-nos sempre!

Um beijinho dos gémeos

E já lá vão 4 anos de casados...


Fez no passado dia 24 que fizemos 4 anos de casados... Foi um dia muito feliz das nossas vidas e espero que fiquemos juntos até sermos velhinhos... Amo-te muito A.!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O melhor amigo das grávidas!



Não, não é o cão... se bem que o meu Puky é das melhores companhias do mundo! Sou a mãe dele e é assim que o trato. Deixo-vos aqui uma foto do puky antes de falar do meu novo melhor amigo!




Agora que já conhecem o meu "primeiro filhote" podemos seguir em frente...


Mandei vir, directo de Londres, um doppler fetal - o Angelsounds. Deixem-me dizer que funciona na perfeição e que consigo ouvir bem os meus filhotes. Fiquei fã nº 1 deste aparelho e agora consigo ficar mais descansada... porque os oiço todos os dias. Em Portugal acho que este aparelho ou semelhante se encontra esgotado e o que existe no Toys'r'us só permite ouvir os babys a partir do 3ºtrimestre, diz na caixa. O meu irmão mandou vir pelo ebay e foi muito rápido. Encomendou no sábado e hoje de manhã já lá estava em casa. Fica aqui a imagem deste aparelhinho para quem não conhece.


Beijinhos

terça-feira, 22 de setembro de 2009

14 semanas - o bebé já consegue fazer caretas e mexer os olhos!


"É um marco muito importante da sua gravidez, dado que assinala o final de um período crítico no desenvolvimento do bebé. Todas as estruturas básicas do corpo do bebé – internas e externas – já estão agora formadas. Mas, evidentemente, são ainda minúsculas. Da cabeça até ao rabinho, o bebé tem apenas 9 cm de comprimento – mais ou menos como um limão – e pesa cerca de 40 gramas.
O corpo do bebé está a crescer mais rapidamente do que a cabeça, que se apoia agora sobre um pescoço mais bem definido. No final desta semana, os braços estarão mais compridos, passando a ser proporcionais relativamente ao resto do corpo. (Embora as pernas ainda tenham algum crescimento pela frente.) O bebé começa a desenvolver uma cobertura de pêlo ultra-fina e aveludada por todo o corpo, a que chamamos lanugo. Esta semana o fígado começa a segregar bílis, um sinal de que já está em correcto funcionamento, e o baço começa a contribuir para a produção de glóbulos vermelhos.
O bebé também produz urina e elimina-a para o líquido amniótico, um processo normal que se manterá até ao nascimento. No entanto, ainda não consegue senti-lo a mexer-se, embora as mãos e os pés (agora já com pouco mais de um centímetro de comprimento) sejam mais flexíveis e activos. Pela acção de impulsos cerebrais, os seus pequenos músculos faciais começam a exercitar-se, pelo que começa a revirar os olhos, a franzir as sobrancelhas e a fazer caretas. Agora também já tenta agarrar e, além disso, poderá ser capaz de chuchar no polegar."
A mãe tem-se sentido muito cansada, precisando de repousar muitas mais vezes. Parece que lhe sugamos a energia toda. De vez em quando a mãe tem a sensação de que nos sente, também somos dois... No dia 1 de Outubro lá vamos nós tirar mais uma foto e quem sabe se a mãe já vai conseguir descobrir o nosso sexo!
Beijinhos

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E já entrámos no 2º trimestre de gravidez!! 13ªsemana




"A novidade da semana são as impressões digitais: e não há outras iguais.
Em breve, a sua barriga já terá tamanho suficiente para anunciar ao mundo que está grávida, mas o bebé continua muito pequenino. Tem na realidade apenas cerca de 7,5 cm, da cabeça até ao rabinho — aproximadamente o tamanho de um camarão — e pesa cerca de 30 gramas.
Apesar de ser tão pequeno, já tem agora no seu útero um bebé totalmente formado e já muito mais proporcional do que há algumas semanas atrás. Nas semanas anteriores tinha uma cabeça gigante – mas agora é apenas cerca de um terço em relação ao resto do corpo.
As minúsculas e exclusivas impressões digitais já lá estão. Os rins e o tracto urinário funcionam e começa a urinar o líquido amniótico que tem estado a engolir. No início do segundo trimestre, a maior parte do desenvolvimento crítico do bebé já está concluído e a probabilidade de aborto espontâneo reduz consideravelmente."




A mãe de vez em quando ainda se sente nauseada e tem vómitos, mas são agora em menor quantidade. A fome é de leão e a mãe bem tenta controlar e comer alimentos saudáveis mas... está já com uns quilinhos a mais e o médico amanhã é capaz de se chatear com ela... vamos ver! A barriga vai aumentando e já ninguém questiona se é gordurinha! Hoje vamos deixar uma foto da barriga da mãe!


Um beijinho grande

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Respirar fundo...

De quarta para quinta-feira tive um pesadelo horrível, mesmo depois de ter feito a ecografia e ter visto que estava tudo bem... Foi mesmo muito perturbador, acordei a chorar e tudo. Mas porque é que temos sonhos destes? Haviamos de ter sonhos bonitos e felizes como a fase que estamos a viver... Enfim, estas coisas do nosso sub-consciente... Mas como não me tinha esquecido do pesadelo, acabei por passar na clinica onde estava a trabalhar e lá, com um aparelhito que temos, ouvi o coração dos meus piolhos... e é sempre tão bom ouvi-los!! Respiramos fundo mais uma vez... Obrigado A. e H. pela persistência em ouvir os reguilas que não paravam de se mexer, fazendo com que nem sempre os ouvisse-mos... Um beijinho para vocês

Um beijo para todos que seguem este blogue de uma mamã super babada...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Os piolhos com 12 semanas!

Os bebés estão bem de saúde e pareciam felizes, assim como a mãe e o pai ficaram! Realmente se existem milagres, o gerar um bebé, dois ou mais, é o maior deles todos! Estou mesmo muito feliz! Já passámos a barreira das 12 semanas, a barriga continua a crescer e eles estão bem. É o que importa! Deixo-vos os dados dos meus bebés!
Bebé 1:
-Actividade cardíaca fetal: presente
-Frequência cardíaca fetal: 166bpm
-Comprimento craneo-caudal: 62,6mm ou seja 6,26cm
-Translucência nucal: 1,4mm
-Ossos próprios do nariz: presente
-Doppler do ducto venoso: normal
-Crânio/cérebro: aparentemente normal
-Coluna: não examinado
-Parede abdominal: aparentemente normal
-Estômago: visível
-Bexiga/Rins: visível
-Mãos: ambos visíveis
-Pés: ambos visíveis
-Placenta: posterior baixa

Bebé 2:
-Actividade cardíaca fetal: presente
-Frequência cardíaca fetal: 169bpm
-Comprimento craneo-caudal: 63,0mm ou seja 6,3cm
-Translucência nucal: 1,7mm
-Ossos próprios do nariz: presente
-Doppler do ducto venoso: normal
-Crânio/cérebro: aparentemente normal
-Coluna: não examinado
-Parede abdominal: aparentemente normal
-Estômago: visível
-Bexiga/Rins: visível
-Mãos: ambas visíveis
-Pés: ambos visíveis
-Placenta: fúndica

Beijinhos e até às próximas novidades!



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Hoje fazemos 12 semanas...


Hoje a mãe completa 12 semanas de gravidez e nós 10 semanas que existimos... Estamos todos muito felizes. A única coisa que a mãe se queixa agora é de uma terrível dor de dente... Lá vai ter de ser uma visita ao dentista (que a mãe tanto adora... :/), mas não sei se vão poder fazer alguma coisa...

Amanhã vamos fazer a ecografia das 12 semanas. A mãe está nervosa como sempre... É um dia importante...

Como estamos nós com 12 semanas de gravidez?


"Os fetos estarão com aproximadamente 6cm e 13g. Os riscos de aborto espontâneo diminuem. A face do feto já tem aspecto humano. Nascem os primeiros ossos, formam-se os rins definitivos e o feto começa a verter urina para o líquido amniótico. Ao mexer-se, o futuro bebé golpeia a bolsa amniótica com os pés, mas ainda de uma forma tão débil que a mãe ainda não consegue sentir. Dá pontapés, vira os pés, fecha os punhos junto aos lábios, franze o sobrolho, gesticula e, inclusivamente, realiza movimentos de sucção. Sente-se seguro rodeado do líquido amniótico e começa a responder aos estímulos externos que sente sobre a barriga da mãe. As estruturas estão todas prontas e o processo de desenvolvimento e maturação dos bebês continua. A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. A glândula pituitária, localizada no cérebro, começa a produzir hormônios. A quantidade de líquido aminiótico está aumentando e o seu volume total é de aproximadamente 50ml.
Numa gravidez comum, esta semana pode ser a despedida dos enjôos, azia e salivação. Mas na gravidez de gêmeos, estes desconfortos são mais intensos e podem acompanhar a gestante até a 18ª semana. A vontade de ir ao banheiro aumenta, já que o crescimento do útero comprime a bexiga. Cuidado com o uso de saltos muito altos, eles podem contribuir com o aparecimento de varizes e não use roupas apertadíssimas, que limitem sua respiração e incomodem seus movimentos."

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parabéns a mim!


Pois é, hoje é dia de festa... Faço os meus 27 aninhos e a minha maior felicidade, a minha melhor prenda está dentro de mim...

Para o ano nesta altura já vão estar crescidinhos...

Beijinhos