domingo, 24 de janeiro de 2010

Está quase a chegar a hora...

Ontem acabei por ir às urgências... Já há algum tempo que me andava a queixar com contracções mas como não eram muitas (segundo o médico que me segue no hospital) nem foram valorizadas. Entretanto, de uns 3 a 4 dias para cá comecei a senti-las cada vez mais frequentes e acompanhadas por vezes com dores, para além de sentir uma dor quase constante que eu descrevo como sendo tal e qual a dor menstrual. Mas atenção, sendo uma dor que se suporta, não é propriamente levezinha pois as minhas dores menstruais eram horríveis e neste momento assemelha-se muito perto disso... Bem, cheguei lá fiz o despiste de infecção urinária que deu negativo... fiz CTG e claro está acusou irritabilidade uterina constante com contracções, mas ainda nada de valorizar segundo eles. Depois a médica fez-me o toque, viu a posição dos bebés e disse que agora quando fosse era... Para tomar ben-u-ron para as dores, fazer repouso (ainda mais?) e quando as contracções fossem mais fortes podia tomar um banho de água quentinha para ajudar a relaxar... Ah, e pelo que parece o meu Tomás também já deu a volta... E assim vim para casa... Mas estou um pouco assustada na mesma. Eu só tenho 32 semanas, ainda é muito cedo. Não fazem nada? E as injecções para maturação pulmonar? Não é preciso? Pelo menos que chegassemos ao carnaval... com 35 semaninhas... Beijinhos

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

32 semanas... yupii!!




"Medindo da cabeça aos pés, o comprimento dos bebés varia de 41 a 43cm e pesam em torno de 1700gr. O bebé está se acomodando de cabeça para baixo, se preparando para o dia do nascimento. No caso de gestação múltipla, um dos bebés geralmente se posiciona de cabeça para baixo. A partir deste período, os movimentos ficam mais limitados e os bebés dificilmente ficarão passeando pelo útero. A mamãe continuará sentido os chutões dos bebés que estarão com mais força do que antes.


A mamãe pode estar sentindo azia por conta do crescimento dos bebés. Os bebés estão ocupando muito espaço do abdomen, tornando a digestão mais lenta. Procure andar um pouco após as refeições para colaborar na digestão e não deite logo após se alimentar."



quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Novidades dos pequenotes!

Olá! Viemos aqui num instantinho dizer que a estimativa para o peso com a ecografia de hoje é:
Guiomar - 1641 gr
Tomás - 1591 gr

Vamos tentar crescer mais um pouquinho para que quando nascermos termos pelo menos 2 kilinhos!
Beijinhos nossos

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Estão pequeninos os meus bebés...

Hoje foi dia de ecografia e vim de lá um pouco triste porque os meus bebés estão pequeninos, ambos no percentil 10 e com um peso de 1350gr... Eu cá continuo com o repouso e tenho-me alimentado bem, com várias refeições ao dia, não percebo porque eles não crescem mais... Será que o espaço uterino não aumenta mais e não lhes permite um melhor crescimento?? Ai filhotes, a mãe só queria que quando nascessem tivessem 2kgs ou um pouquinho mais...
Beijinhos

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

30 semanas

"Está grávida de 30 semanas – já só faltam 70 dias!
Aponte uma luz para a barriga – o bebé já a segue.
O bebé tem agora quase 40 centímetros e pesa pouco mais de 1,350 kg. Está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume irá diminuir à medida que o bebé cresce e preenche o útero. O bebé consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e consegue até acompanhar uma fonte de luz.
Depois de nascer, manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, irá reagir a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância da cara. Como vai querer pegá-lo ao colo o mais possível, essa será a posição perfeita para que o bebé a veja com olhos de ver.
"
A mãe continua o repouso e nós até nos temos portado mais ou menos, se continuar tudo assim então é provável que pelo menos até às 36 semanas nos aguentemos... Esta quinta-feira a mãe vai ao Dr. Alberto Relvas fazer nova ecografia e depois vem dar notícias nossas!
Um beijinho grande, Tomás e Guiomar

domingo, 3 de janeiro de 2010

29 semanas de puro amor!!

"Medindo da cabeça aos pés, o comprimento dos bebés varia de 37 a 39 cm e pesam em torno de 1250gr. Os bebés estão acumulando gordura para garantirem energia após o nascimento. O sistema nervoso central está bem desenvolvido e permitirá que os bebés controlem a temperatura a partir do seu nascimento. Os pontapés, socos e cotoveladas tornam-se cada vez mais perceptíveis e poderão até ser filmados. A partir deste período, a redução do fluxo de sangue no corpo da mãe pode causar inchaço nas pernas, pés e mãos. Verifique se a aliança está fácil de sair, se os dedos estiverem um pouco inchados o melhor é tirá-la. Nas próximas ecografias informe-se de como se encontra o seu colo do útero e converse com o seu médico de como evitar um parto prematuro."



Olá a todos! Benvindos ao ano de 2010, um ano que para mim vai ficar para sempre gravado na memória e no coração... o ano em que nascem os meus piolhos! Vou realizar o maior sonho da minha vida! Nem imaginam como me sinto feliz, independentemente dos desconfortos todos que tenho vindo a sentir... não tem sido fácil... A azia finalmente conseguimos controlar um pouco. O meu excelente médico de família, sim ouviram bem - médico de família do centro de saúde - foi o único que teve o bom senso de me receitar a ranitidina 1 cp/noite e a partir daí praticamente não tenho tido azia e assim durmo bem melhor! Agora o que me tem preocupado são as contracções, que até a andar aparecem... e não há magnésio que me valha... Só queria ver se os aguentava pelo menos até meio de Fevereiro... Dia 07 tenho ecografia e vamos lá ver como estão estas "pestes"!


Já tenho tudo pronto, agora passo os dias completamente de papo para o ar e a comer. A minha mala está pronta, assim como a deles. Ah, e o quartinho dos bebés também já está pronto, só falta mesmo o cadeirão para amamentação que em principio chega no final desta semana. A roupinha está toda lavada e passada a ferro. Mas mesmo assim, estou farta de lhes dizer que ainda é muito cedo... vamos ver como eles se portam!!
Beijokas nossas, deixo-vos com algumas fotos


O quartinho deles...







La voiture... (apenas com os ovinhos, mas já temos os assentos para mais tarde e as capotas!)