segunda-feira, 31 de agosto de 2009

11 semanas


Os fetos estarão com medidas médias de 44 a 60mm e pesando em torno de 8g. Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. A pele é ainda transparente, pelo que são visíveis muitos dos vasos sanguíneos. Alguns ossos começam a endurecer. Aumentam os vasos da placenta e com isso a capacidade de nutrir o feto. O intestino já realiza movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais).
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram e, em breve, poderá começar a abrir e fechar os punhos. Já se ocupa a dar pontapés e a esticar as pernas e os seus minúsculos movimentos são tão fluidos que parece estar a dançar ballet aquático.
Estes movimentos vão aumentando à medida que o corpo cresce e se torna mais desenvolvido e funcional. Quando o diafragma do bebé se desenvolver, é possível que também comece a ter soluços. Como ainda é tão pequeno, só daqui a cerca de um mês começará a sentir todos estes exercícios aquáticos ou agitações intra-uterinas.
Através da ultra-sonografia é possível medir a translucência nucal e verificar a presença do osso nasal, exames que podem indicar o diagnóstico de Síndrome de Down. Este exame pode ser feito entre a 10ª e 13ª semana.
Nesta semana também é possível descobrir o sexo dos bebês através da ultrassonografia, a probabilidade de acerto é de 80%, pois não é visualizado a genital e sim o ângulo que o broto genital forma com a coluna vertebral. É importante procurar por médicos que tenham especialidade em Medicina Fetal, eles terão olhos mais treinados para saciar a sua ansiedade.
A mulher grávida pode sentir mais calor neste período, pois há o aumento do volume sanguíneo. O cabelo e as unhas podem crescer mais rápido, os cabelos ficam com textura mais grossa e as unhas mais resistentes. Cuide da alimentação, faça uma dieta rica em verdura, frutas, legumes e grãos. Beba muita água e acrescenta o leite nos lanches.

Sem comentários:

Enviar um comentário