segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Está grávida de 9 semanas - já só faltam 217 dias!


"Os olhos do bebé estão agora cobertos com as pálpebras.
O bebé tem agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. Começa agora também a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento.
As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas – só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebé consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos."


"A mãe pode ter muito enjôo e começa a salivar muito, na gravidez múltipla o enjôo é mais intenso e prolongado. Os seios estão bem maiores, precisando de hidratação (nunca nos mamilos). Use sutiã que dê suporte aos seios sem apertá-los e procure por roupas de gestantes ou vestidos soltinhos."



Dicas para aliviar os Enjôos na gravidez de gêmeos ou múltiplos

"Pesquisas mostram que os enjôos na gravidez comum oscilam entre a 9ª e 12ª semana de gestação, ou seja, normalmente duram até o terceiro mês. Mas na gravidez de múltiplos os enjôos são mais intensos e por um período mais prolongado.
Os enjôos são provocados principalmente pela produção do hormônio HCG. A gravidez múltipla possui níveis de produção de HCG mais elevado, sendo praticamente inevitável a presença do enjôo.
É uma sensação super desagradável, você está com fome e senti enjôo, come e senti enjôo, bebe água e o enjôo permanece. Algumas grávidas sentem apenas a ânsia de vomito, outras vomitam mesmo, seja o alimento ou apenas um líquido estomacal. Algumas vezes o enjôo vem acompanhado de pressão baixa, cansaço, dores de cabeça ou azia.
A presença de um gosto horrível na boca também é comum, o que deixa a água com gosto insuportável, se isto acontecer, pode recorrer às gotinhas de limão na água. Se a boca encher de saliva, não hesite em discretamente cuspir, pois se engolir a ânsia será maior.
Pela manhã é o período mais crítico para o enjôo, você nem levanta da cama e está procurando o saquinho, que é um grande companheiro neste momento super desagradável. Para evitar o enjôo ao acordar, é indicado comer um biscoito tipo cream cracker antes de escovar os dentes.
É mito dizer que se o enjôo passar do terceiro mês, sentirá enjôo até o final da gestação. São raros os casos que o enjôo acompanha a gestação toda. Senti enjôo até a 17ª semana, teve até o dia da despedida, na qual parei no hospital para tomar soro, pois já estava me sentindo fraca de tanto vomitar. No dia seguinte acordei sem ânsia, nem procurei pelo velho companheiro saquinho, passei o dia bem disposta, mas com receio e para minha surpresa o enjôo não voltou mais.
Resiste o máximo que puder aos remédios para enjôo. Muitas gestantes recorrem ao Dramim, Plasil ou Meclim, mas o efeito destes remédios é temporário e causam muita sonolência. O ideal é passar longe dos remédios, salvo se indicado pelo seu médico.
Dicas para diminuir o enjôo:
* Se alimente em quantidades menores e mais vezes (intervalo máximo de 2horas);
* Evite os alimentos com temperos fortes e comida gordurosa;
* Se não conseguir beber água, coloque algumas gotas de limão (infalível);
* Tome bastante líquido;
* Dê preferência a frutas mais azedinhas tipo uva Itália, morango, kiwi, laranja;
* Os alimentos gelados provocam menos ânsia, mas cuidado com o excesso de sorvetes, chupar gelo está liberado;
* Cuidado ao dirigir, não duvide do enjôo. Se sentir que vai enjoar, estacione o carro em lugar seguro;
* Evite deitar logo após a refeição."

2 comentários:

  1. Olá! Tb estou grávida, ms é de um baby só e com 13 semanas. Na ultra de sexta o(a) bebe ainda não estava com pálpebras, mas está todo(a) formadinha e já fiz a TN. Vc a fará por volta da 12ª a 14ª semana. Esta ultra é importante, viu?!

    Tb estou com um blogue escrevendo sobre oq passo, mas discordo que os enjoos se resolvam com as dicas que vc colou, aq, viu lindona? Os meus foram embora no comecinho da semana passada, mas meu estômago ainda está sensível e se sinto ou vejo algumas coisas que tenho nojo, vem a ânsia. Porém, o pior já passou.

    Minha dica pra vc é bastante repouso e comer mais vezes em menores quantidades durante o dia. E caso os enjoos se tornem muito frenqüentes, não exitar em procurar auxílio médico pra um uso medicamentoso. Sem grandes receios pq é preciso lembrar: cautela com remédios é preciso, mas tb é necessario a consciência de que TUDO que ingerimos passa por um filtro para chegar até o bebe, então... sem cautela neurótica, né? risos...

    Beijos e bem vinda ao clube, linda!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e apoio! Vou passar no seu blogue! Beijinhos

    ResponderEliminar